segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Barak Obama - "A grande esperança depositada...será que o mundo vai poder respirar aliviado?"


O candidato democrata Barack Obama, venceu as eleições presidenciais norte-americanas e é o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.Ele herdará do atual presidente, George W. Bush, um legado de crise econômica e conflitos militares no Afeganistão e no Iraque.
Seria ele, o sonho de reconciliação num país com profundas divisões raciais, seria ele, capaz de enfrentar o resultado de duas guerras, uma crise econômica e um rombo de mais de 10 trilhões na dívida pública do governo?
A maior parte dos eleitores de Obama, se concentra na camada mais jovem da população, onde ocorre uma mudança nesta geração de americanos e a questão de raça é menos importante a esses jovens do que às pessoas mais velhas.Eles depositaram toda a sua esperança, todo os sonhos de uma nova pátria, uma nova América, onde não existam diferenças, onde todos caminham lado a lado, seria uma Utopia?Me pergunto se os eleitores por lá têm essa visão?
Tá certo que, pela lógica da democracia, o pessoal cansou do Bush e dos conservadores e agora seria a hora dos democratas.Talvez eu seja cínica, mas desconfio muito daqueles que prometem mudança e salvações milagrosas, que acham que tudo pode ser resolvido por decretos.
O problema da palavra "Mudança" é o seguinte, todos querem mudar os outros...falar mal do Bush é a coisa mais simplória do mundo.
Não julgue o livro pela capa, ele pode ser tão melhor quanto tão pior que o Bush!
Se Obama não significar mudança, então sejamos cada um de nós um agente de tranformação: Se ele significar mudança, então nos inspiremos nele.
Espero que essa eleição possa trazer respostas para o enfrentamento das consequencias geradas pela atual crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário