sábado, 17 de janeiro de 2009

Abandono de Animais- "Conscientizar é preciso!!!"


O número de animais abandonados vem crescendo desordenadamente em todo o Brasil, e só não é maior, pelo trabalho voluntário de diversos protetores independentes, que trabalham sem parar nessa luta em prol,da causa animal.

Dentro dos movimentos comunitários, do dia-a-dia de uma sociedade hipócrita,onde pessoas fúteis e levianas imperam,o que mais se ouve,é o termo conscientização, como se fosse uma palavra de fácil emprego e percepção.Na verdade, a conscientização, é o processo de fazer com que a comunidade conheça seus direitos e deveres, praticando-os em sua plenitude.

A conscientização não é especificamente o indivíduo conhecer uma realidade tal como ela é, mas é um processo baseado na relação consciência-mundo.A consciência envolve duas fases de fundamental importância. A primeira fase é o perceber, é ver, é formar um corpo sobre qualquer objeto criado. Já a segunda fase é a práxis, é a atuação do homem frente aos atropelos do cotidiano. É nesta fase que se concretiza a consciência social.

Onde estão as pessoas que se dizem, temente a Deus, que não exercem o seu mandamento, não obedecem a doutrina que Jesus, tanto pregou, do amor ao próximo...não seria, o cachorro que protege meus bens da ambição alheia, que caminha comigo contente e me faz companhia fiel, o meu próximo? Não seria o cavalo, que me leva e me traz do trabalho, de um passeio, meu próximo?

Será quando, que essas pessoas, vão perceber que o abandono de um animal causa dor, sofrimento e morte.Que eles estão pagando por um crime que não cometeram, simplesmente foram condenados a isso pelos seus próprios algozes e não tem nem direito a um Advogado para assisti-los e para reivindicarem seus direitos, e só assim, provarem sua inocência e conquistar a tão almejada paz, e o direito fundamental e inviolável que é o direito à vida!

Os anos se passaram lentamente e cada vez mais, o obscurantismo mental, gravemente, cerca a mente de cada brasileiro,o processo de conscientização caminha muito lento, existe uma realidade imperfeita,um mundo de egoísmo, de indiferença, de descaso, uma luta pelo poder, que não quer saber de nada que não seja tirar proveito em causa própria.Precisamos conhecer nossa realidade e tomar atitudes para que essa triste estatística desapareça e para que o homem torne-se profundo conhecedor dos seus deveres e obrigações para com o mundo animal.

A conscientização é um processo, e como tal, ele é lento, exigindo muito trabalho, paciência e força de vontade, mas, se cada um fizer a sua parte, e ajudar dentro de suas possibilidades...os animais sofrerão muito menos injustiças e muito menos as atrocidades desse mundo de hoje!

Um comentário: